site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Entrevista: Regina Duarte fala sobre espetáculo em Goiânia0 comentário

Entrevista

Publicado em 03/05/2019 03:57

 

Nesta sexta (3), sábado (4) e domingo (5), Regina Duarte apresentará o espetáculo "Volta ao Lar", no Teatro Goiânia. Ainda dá tempo de comprar ingressos, clique aqui para consultar os horários, preços e os pontos de vendas.  A peça é baseada no texto do dramaturgo Harold Pinter, ganhador de um Prêmio Nobel de Literatura (2005), com adaptação e direção da própria Regina Duarte.  A trama se inspira no conflito bíblico de Caim e Abel e na tragédia "Édipo Rei" para retratar a solidão e o envelhecimento. Além de Regina, também estão no elenco Igor Kowalewski, Rodrigo de Castro, João Carlos Filho, Ivan Bellangero e Mauricio Agrela.

 

Conversamos por WhatsApp com a Regina sobre o espetáculo, sobre a turnê, sobre as expectativas da apresentação em Goiânia e sobre o uso que ela faz das redes sociais. Aperte o play para ouvir!


Confira na íntegra




Você adaptou o texto Harold Pinter, fez a direção e atua em "Volta ao Lar". Conte para a gente como foi a escolha da obra e como tem sido se desdobrar em todas as funções.

Eu escolhi "Volta ao Lar" do Pinter porque, bom, além de ser um texto que tem densidade, momentos de humor e drama; é um entretenimento que serve ao público para que ele se veja como um ser família, se identificando ou não com os personagens. A plateia pode vislumbrar um novo ponto de vista sobre a sua realidade. Isso é o papel do teatro, poder ver o outro na sua diversidade, com respeito, com amor cristão. Um novo ponto de vista sobre uma realidade. É uma conquista importante para o aperfeiçoamento pessoal, social da gente. Foram dois anos de lutas, mas também de muitas alegrias. Nós conseguimos viabilizar o projeto, porque tivemos o interesse de um patrocinador que nos permitiu produzir, apresentar o espetáculo no final de 2017. Aí estivemos em cartaz por dois meses no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura de São Paulo. Depois participamos do FITA, em Angra dos Reis, abrindo uma mostra teatral. Tivemos duas apresentações no Itaú Cultural, em São Paulo, ali na Avenida Paulista, um polo de cultura super importante no país, e aí iniciamos essa itinerância. Estamos vivendo um momento muito feliz, muito rico e eu estou feliz de participar deste projeto. Com essa peça eu posso estender, ampliar meu repertório como atriz, me exercitar na direção mais uma vez. Eu que iniciei a minha carreira em 1961, fazendo teatro amador em Campinas (SP), sempre fui estimulada a pensar no teatro assim como um todo, atenta a todo o processo que envolve o fazer teatral, os cenários, os figurinos, a iluminação, o visagismo, até mesmo posicionamento dos atores na cena. Então a direção para mim é consequência do meu processo de entendimento de uma obra como atriz. Eu leio a direção como eu leio a proposta da atriz.


Como tem sido a experiência de voltar a viajar pelo país com um espetáculo de teatro?

Bom, uma experiência riquíssima, né? Viajar pelo interior do Estado de São Paulo é fascinante. Viajar pelo Brasil é fascinante. Nós temos descoberto espaços culturais de muita qualidade, teatros de primeiro mundo, coisas assim que nos enchem de orgulho. E agora chegando a Goiânia, que é uma das metrópoles mais civilizadas que eu conheço, mesmo, é uma cidade que eu frequento há mais de 20 anos, que está sempre de braços abertos para receber manifestações da arte, então eu estou muito feliz porque eu vou ter agora com o meu público goiano, que tem acompanhado o meu trabalho, é um encontro, realmente, acho que memorável.


Você tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e mantém o seu perfil sempre atualizado. Você consegue ler e interagir com os fãs?

Sim, quer dizer, bom, na medida do possível. Eu entro quase que diariamente, às vezes eu posto mais de uma vez por dia, um pouco de arte, notícias do cotidiano, um pouco dos bastidores da turnê de "Volta ao Lar", pitadas da minha vida pessoal. Já andei postando um pouco de política, que eu acho que é importante esse engajamento para que a gente tenha um país mais justo, melhor. E eu respondo manifestações de carinho todos os dias, meus seguidores são maravilhosos. Claro que não dá para falar com todos, afinal são mais de 1 milhão e 200 mil pessoas, mas é muito bom o que essa tecnologia moderna pode proporcionar para a gente. Sou muito grata.


Além da turnê da peça, há mais algum novo projeto vindo aí?

Bom, eu estou realmente precisando descansar agora, sério, mas eu me conheço, eu sei que logo, logo eu vou estar louca para viver novas experiências no campo da arte, novas propostas na televisão, no cinema. Quem sabe mesmo um novo espetáculo teatral. Me aguardem!


Gostaria de convidar os leitores do site Arroz de Fyesta para o espetáculo em Goiânia?

Sim, sim, gostaria de convidar todos os seguidores do site Arroz de Fyesta para virem assistir o espetáculo da gente, "Volta ao Lar", que é um clássico da dramaturgia mundial, nos dias 3, 4 e 5 de maio, no Teatro Goiânia. Eu estou super animada, porque eu tenho certeza que vai ser um encontro realmente inesquecível. Venham, venham, a gente vai ser ver já, já, tá bom? Beijo grande!


PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]