Família Santiago apresenta novo espetáculo no interior | 0 comentário |
Vem Aí
Publicado em 27/10/2016 23:22
O espetáculo de teatro e circo Brinquedos, brincadeiras e outras poesias encerra temporada pelo interior de Goiás neste final de semana, circulando por Nova Veneza (28), Damolândia (29) e Itauçu (30). Encenado pela Família Santiago Santos, o trabalho de circo-teatro aposta na retomada da cultura brincante, resgatando o contato com objetos como o traca-traca, pião, rói rói, corrupio, entre outros brinquedos populares que, ao longo dos anos, vêm perdendo espaço na vida das crianças e dos adultos, que mantêm contato com as novas tecnologias.
Com apoio do Fundo Estadual de Arte e Cultura, a Família Santiago Santos já circulou por três cidades goianas, começando por Goiânia (14 e 15/10), passando também por Brazabrantes (16/10) e Caturaí (23/10).
Em Brinquedos, brincadeiras e outras poesias, os palhaços Bulacha (Jhony Robson) e Zabeta (Sandra Santiago) resolvem rememorar brinquedos e brincadeiras de suas infâncias. Num lúdico jogo de interação os dois palhaços divertem a plateia com suas confusões na tentativa de mostrar a todos velhas possibilidades de experiências brincantes. O espetáculo conta com a participação especial da pequena Chameleta (Aisha Amachi), a mais nova integrante da Família Santiago Santos.
Brinquedos, brincadeiras e outras poesias é resultado de três anos de pesquisa e investigação de linguagem, em torno das possibilidades simbólicas e estéticas da cultura popular tradicional. “A arte é uma forma de viver, de refletir, de transformar as possibilidades de estar no mundo”, comenta Sandra Santiago. Segundo ela, este novo trabalho pretende colaborar para ampliar, oxigenar, oferecer novas possibilidades a partir de resgate cultural.
Jhony Robson conta que, para equilibrar potenciais do circo e do teatro, o espetáculo contou com dois profissionais na preparação do elenco. O Palhaço Mocotó (Marcelo Marques), formado pela Escola Nacional de Circo e Alexandre Augusto, e o Palhaço Juca Mole (Alexandre Augusto – Grupo Teatro Zabriskie), formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás.
O figurino conta com o trabalho de Elmira Vicente, que é mestre professora de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Sua pesquisa percorreu o histórico de modelos e moldes de figurinos clássicos de artistas circenses. O cenário feito com simplicidade e leveza, pensado especialmente para a circulação, tem a autoria de Jhony Robson, que também é artista plástico formado em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Goiás.
Serviço:
28/10 (sexta), 19h, na Praça João Stival Nova – Veneza/GO
29/10 (sábado), 17h, na Praça Santo Antônio – Damolândia/GO
30/10 (domingo), 17h, na Praça Severo Lopez de Oliveira (Matriz) – Itauçu/GO
O espetáculo de teatro e circo Brinquedos, brincadeiras e outras poesias encerra temporada pelo interior de Goiás neste final de semana. Encenado pela Família Santiago Santos, o trabalho de circo-teatro aposta na retomada da cultura brincante, resgatando o contato com objetos como o traca-traca, pião, rói rói, corrupio, entre outros brinquedos populares que, ao longo dos anos, vêm perdendo espaço na vida das crianças e dos adultos, que mantêm contato com as novas tecnologias.
Serviço:
28/10 (sexta), 19h, na Praça João Stival Nova – Veneza/GO
29/10 (sábado), 17h, na Praça Santo Antônio – Damolândia/GO
30/10 (domingo), 17h, na Praça Severo Lopez de Oliveira (Matriz) – Itauçu/GO