Com o tema “Goiás sem Transfobia”, Goiânia recebe neste domingo (21) a XXI Parada do Orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT). O evento irá começar ao meio-dia e a concentração será no cruzamento das avenidas Araguaia e Contorno. A organização pretende reunir cerca de 100 mil pessoas.
A programação prevê oficinas e apresentações artísticas de drag queens e artistas LGBTTs, além de uma passeata, por volta das 17h30, pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins e Rua 3, com encerramento previsto para as 22 horas. O evento será realizado pelo Fórum de Transexuais de Goiás com apoio do Ministério da Saúde, Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia.
Segundo a coordenadora da Parada, Beth Fernandes, o alto índice de violência contra pessoas trans motivou a escolha do tema desta edição. “Goiás está entre os quatro estados brasileiros que mais matam travestis e transexuais. Precisamos dar visibilidade à população trans e às demandas do movimento LGBTT”, reforça.
O evento pretende, ainda, reivindicar a implantação de uma delegacia especializada em crimes de homo/lesbo/transfobia e maior agilidade no processo transexualizador na capital, além de divulgar o decreto 8716/2016, assinado neste mês pelo governador Marconi Perillo, que concede às travestis e transexuais o direito ao uso do nome social em órgãos públicos estaduais.
A garantia do uso de nome social já havia sido reivindicada, por meio de um manifesto, pelo movimento LGBTT e pela Diversidade Tucana Nacional, núcleo criado dentro do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para a construção de planos de governo de candidatos e/ou propostas de gestores tucanos relacionadas à diversidade sexual.
Com o tema “Goiás sem Transfobia”, Goiânia recebe neste domingo (21) a XXI Parada do Orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT). O evento irá começar ao meio-dia e a concentração será no cruzamento das avenidas Araguaia e Contorno. A organização pretende reunir cerca de 100 mil pessoas. A programação prevê oficinas e apresentações artísticas de drag queens e artistas LGBTTs, além de uma passeata, por volta das 17h30, pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins e Rua 3, com encerramento previsto para as 22 horas.