Culturama amplia atividades de formação em arte e cultura | 0 comentário |
Vem Aí
Publicado em 30/05/2015 07:46
Quatro cursos, quatro oficinas, cinco rodadas de bate-papo, integram a programação de junho do Culturama em Goiânia. Para o próximo mês, também está previsto lançamento de livro da psicanalista Laura Rubião (MG) e performance da banda Posthuman Tantra. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.espacoculturama.com.br, algumas atividades são gratuitas e outras são pagas.
O designer Carlos Sena ministra o curso “Capa de Livro – projeto e produção gráfica”, nos dias 2 e 3 de junho, com o intuito de compartilhar conhecimento sobre mercado literário, elementos de composição do projeto editorial, produção gráfica. Afinado com a demanda atual do negócio do livro, ele também traz informações sobre o livro digital e a impressão sob demanda.
A psicanalista e escritora Laura Rubião, de Belo Horizonte, lança em Goiânia, no dia 13 de junho, às 19 horas, o livro A Ética do bem-dizer nos estudos lacanianos. Com base em Lacan, a autora traz reflexões sobre a função do riso diante de situações-limite. O livro estará à venda no Culturama, no dia do evento.
“Quiprocós e nonsense na linguagem profana e dramática em autos de Gil Vicente e Suassu, é o título do curso literário que será ministrado nos dias 17 e 18 de junho, por Elizângela Gonçalves Pinheiro, doutoranda em Letras pela Faculdade de Letras na Universidade do Porto, Portugal. A atividade pretende realizar comparações e traçar paralelos entre autos medievais e contemporâneos.
Artes visuais- Junho é o mês em que o projeto Tardes de Desenho encerra mais uma fase de atividades, programando duas sessões no Culturama, nos dias 6 e 20. Em parceria com a Hábil Produções, a oficina oferece a oportunidade da prática do desenho com modelos vivos, nus e temáticos. O projeto iniciado em 2014, vem realizando atividades desde abril, em Goiânia.
Tem também oficina com o artista visual Marlan Cotrim, no dia 20, para compartilhar sua técnica de costura sobre papel. A intenção é apresentar a artistas, designer e outros familiarizados com desenho uma técnica insuspeita com resultado estético poético e inusitado.
Outra técnica não-convencional de desenho estará disponível para o público do Culturama, no dia 19 de junho, às 19 horas, no bate-papo com João Colagem, importante artista goiano, especialista em colagem, cujo trabalho tem reconhecimento internacional. Na oportunidade, com exposição de seu mais recente trabalho, ele apresenta as etapas de criação da produção dos últimos dois anos, quando retorna ao Brasil decidido a buscar novos rumos estéticos para sua obra. O bate-papo e a exposição de João Colagem têm entrada franca.
As artes visuais ocupam a pauta do Culturama também dedicado ao público interessado em Design. Com entrada franca, no dia 12 de junho, acontece o bate-papo sobre produção e comercialização com profissionais goianas protagonistas de projetos bem-sucedidos no campo do design de moda: Casulo Moda Coletiva, Naya Violeta e Quim – pra homem. No dia 13, a designer Karol Custódio conduz curso de Desenho de Moda, com carga horária complementar no dia 20.
Outra atividade gratuita está programa para 18 de junho, com a designer Caroline Albuquerque, que fará uma palestra sobre “Introdução a projetos de figurino”. A atividade marca a parceria entre o Culturama e o BTF&A – Banco de Talentos de Figurinistas & Adereçistas de Goiânia e Região. A iniciativa busca fortalecimento para a atuação profissional no campo das artes cênicas, audiovisual, publicidade, em Goiás.
Audiovisual- O Cineclube Culturama anuncia sessão especial no dia 11 de junho, com a exibição de um clássico do cinema brasileiro: Der Leone Have Sept Cabeças, lançado em 1970, com direção de Glauber Rocha. Para a ocasião, está confirmada a presença do professor e crítico de cinema, Rodrigo Cássio, como comentarista. Com atividade quinzenal, o Cineclube Cultura conta com a coordenação dos críticos de cinema Fabrício Cordeiro e Marcelo Ribeiro. Entrada franca.
O curso “Criação e desenvolvimento de personagens” também deve interessar realizadores do audiovisual, bem como profissionais da publicidade, games e animação. O conteúdo será ministrado nos dias 13, 20 e 27 de junho, pelo diretor de animação, Emerson Rodrigues, responsável por projetos em animação desenvolvidos paravNike, Mc Donaldʼs, MTV, VH1, Red Bull, WWF e Coca-Cola Company.
Para aficionados pelo universo de Game of Thrones, o Culturama promove, nos dias 22 e 23, a oficina “Game of Thrones: o diálogo criativo entre obra e seus públicos”, com o pesquisador de dinâmicas transmidiáticas, Leon Rabelo. Segundo ele, a atividade irá explorar os muitos nós de conexão que se encontram nesse tipo de fenômeno midiático, ao questionar de forma criativa as barreiras convencionais existentes entre vida e ficção, saber e entretenimento, indivíduo e coletividade.
Cibercultura- Para encerrar as atividades do mês, o Culturama continua as rodadas gratuitas de discussão sobre os impactos da Cibercultura na Sociedade. No dia 24, A cofundadora da rede social Diminuto, Déborah Gouthier e sua equipe, é convidada para a apresentação do case goiano que já é sucesso em todo o país, conectando aficionados por literatura por meio de um aplicativo de sucesso.
O professor da FAV-UFG, Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé, apresenta seu trabalho transmídia, no dia 25, às 20 horas. Oportunidade de ampliação do conhecimento do trabalho deste artista-pesquisador da cibercutura, no dia seguinte (26/06), o público do Culturama é convidado para a performance da banda, Posthuman Tantra, também às 20 horas, com entrada franca.