Livro fotográfico de Rafael Perini registra Cidade de Goiás | 0 comentário |
Vem Aí
Publicado em 04/09/2015 23:01
Memórias da infância conduziram o olhar de Rafael Perini no registro fotográfico que originou o livro Villa Boa de Goyaz, composto por imagens prosaicas e alguns dos mais significativos poemas dedicados à Cidade de Goiás, patrimônio histórico da humanidade. Apoiado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultural, seu lançamento será no dia 9 de setembro, quarta-feira, às 20 horas, no Sesc Centro.
Rafael Perini é médico, mora no Canadá e, em 2011, voltou à terra natal para as férias com a família. Circulando pela cidade, deixou-se envolver pela revisitação de ladeiras e becos explorados por ele quando criança e começou a fotografar, fazendo uma espécie de atualização das imagens guardadas na lembrança.
“Não são fotografias pretensiosas, são imagens simples, uma mistura do cotidiano e do turístico, onde reencontrei minha infância. Deixei a alegria de poder vivenciar aquele momento guiar o meu olhar. As imagens foram fluindo naturalmente entre um passeio e outro com meus filhos”, lembra Perini.
Segundo o arquiteto e poeta J.L Galvão Jr., autor do texto de apresentação do livro, a poética contida nas fotos de Perini se consolida a partir de distanciamento espaço-temporal. “Afastar-nos um pouco nos permite perceber melhor uma obra de arte. Mudar-se para o Canadá foi o ‘passo atrás’ que permitiu a Rafael Perini ver Goiás por inteira e retratá-la em pedaços, valorizar a história de quase 300 anos e registrar a sua contemporaneidade, convidando os vilaboenses a revisitar a sua Goiás”.
Poesia- Meu umbigo/ é preso inteiro/ na placenta verde de seu morros. E lânguida de amores/ repouso/ no regaço/ de suas sombras morenas. Nesse bailado/ das ruas estreitas/ entra e sai/ meu coração. E responde meus olhos-cetim/ cerzidos/ de saudades e canções. O poema Vila Boa de Augusta Faro está entre os textos escolhidos para dialogar com as imagens. Também integram o projeto poemas e trechos de canções de João Caetano e Nars Chaul, Joaquim Bonifácio e Joaquim Santana, Marcelo Barra e Rinaldo Barra, Paulo Bertran, Manoel Amorin.
De acordo com o fotógrafo, a seleção do conteúdo textual respeita o mesmo critério da curadoria das imagens, realizada por Graça Fleury Curado: a afetividade. “Villa Boa de Goyaz é um registro emocional da cidade, o que chamo de saudade impressa”, conta Perini, que doou o faturamento das vendas desta primeira edição para o Hospital São Pedro d’Alcântara. Em Goiás, o livro será vendido na Casa de Cora, Papelaria Dip e Pousada Dona Sinhá. O ponto de venda em Goiânia, até o momento, é o Evoé Café.
Memórias da infância conduziram o olhar de Rafael Perini no registro fotográfico que originou o livro Villa Boa de Goyaz, composto por imagens prosaicas e alguns dos mais significativos poemas dedicados à Cidade de Goiás, patrimônio histórico da humanidade. Apoiado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultural, seu lançamento será no dia 9 de setembro, quarta-feira, às 20 horas, no Sesc Centro. O ponto de venda em Goiânia, até o momento, é o Evoé Café.