site logo
 

PUBLICIDADE

img

Semana Santa na cidade de Goiás ganha site0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/03/2024 03:26

 

Foto: Divulgação


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lança, nesta sexta-feira (21/3), um site informativo sobre a Semana Santa na cidade de Goiás. No site, é possível encontrar toda a programação, assim como a história de cada celebração e procissão do evento religioso que atrai milhares de turistas até a antiga capital do Estado.

 

O site, que foi desenvolvido pela equipe de comunicação da Secult, representa um esforço da pasta em preservar e divulgar a Semana Santa na cidade de Goiás.

 

Neste ano, a Semana Santa na cidade de Goiás recebeu o apoio financeiro do governo estadual, por meio da Secult, que investiu R$ 260 mil via Programa Goyazes com o patrocínio do grupo Equatorial Energia. O recurso custeou gastos com limpeza, figurino, decoração, divulgação, equipe de produção, som, iluminação, além do pagamento de serviços de acessibilidade, e de reparos e manutenção da fanfarra.

 

A programação ainda tem o patrocínio da TV Anhanguera e conta com o apoio do programa Goiás Social, Prefeitura da cidade de Goiás e Câmara Municipal.

 

A Semana Santa na cidade de Goiás é realizada pela comunidade vilaboense junto à Diocese de Goiás – Catedral de Sant’Ana, juntamente com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário e Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. São 40 dias de atividade em que a memória coletiva e raízes religiosas da cidade são exaltadas em momentos de fé e devoção.

 

Em 2024, é comemorado os 279 anos da Semana Santa na cidade de Goiás. O evento religioso ocorre desde a colonização do Estado, com registros orais da Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, vindo da Bahia para Goiás nos braços das pessoas escravizadas.

 

A Semana Santa da Cidade de Goiás é rica em detalhes e particularidades que foram transmitidos e preservados ao longo de séculos, repassados de uma geração para a outra graças à atuação de homens e mulheres que dedicaram suas vidas para a manutenção das tradições e a vivência da fé.

 

O ponto alto da programação acontece na meia noite de quarta-feira (27), quando os farricocos invadem a saudosa Vila Boa com suas tochas e fazem a famosa Procissão do Fogaréu.

 

Além das tradicionais missas, o roteiro das celebrações inclui ainda a Procissão dos Penitentes, com início em frente à Igreja São Francisco de Paula, manifestação medieval que foi resgatada há mais de 10 anos e que vem ganhando cada vez mais público, e se fortalecendo a cada edição.

 

A cerimônia do Descendimento da Cruz e o Sermão das Sete Palavras, no Largo do Chafariz, são outros destaques, seguidos pela procissão do Senhor Morto, que é a maior manifestação dentro da Semana Santa.

 

O turismo religioso é um dos principais atrativos da cidade de Goiás, que foi a primeira capital do Estado e é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]