Pirenópolis.Doc: Abertura tem sessões especiais | 0 comentário |
Vem Aí
Publicado em 03/08/2015 23:18
O Pirenópolis.Doc – Festival de Documentário Brasileiro começa nesta quinta-feira, 06 de agosto, com mostra dedicada ao público infantil e a exibição do longa-metragem Retratos de Identificação, dirigido pela cineasta Anita Leandro. O festival, promovido pela Violeta Filmes e pela Maricota Produções, será realizado no Cine Pireneus, em uma iniciativa inédita em Goiás de promover uma mostra específica para obras documentais brasileiras.
No primeiro dia de Pirenópolis.Doc serão exibidos três filmes selecionados para a Mostra Infantil: Cordilheira de Amora II, de Jamille Fortunato; Babilônia, de Celso Martins; e o curta-metragem AI’UTÉ, de João Henrique Pacheco. As produções serão exibidas também no Cine Pireneus, às 14h. A proposta é apresentar as mais variadas linguagens audiovisuais do documentário nacional para crianças e adolescentes.
Já na noite de abertura será exibido o Retratos de Identificação, longa que refaz os passos de dois ex-combatentes que lutaram contra a Ditadura Militar e se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões tiradas pela polícia. A partir disso os personagens promovem um retorno ao passado e relembram os anos de chumbo. Após a sessão a diretora carioca Anita Leandro promove um debate sobre o filme.
De acordo com a coordenadora do Pirenópolis.Doc, Fabiana Assis, Retratos de Identificação traça um panorama histórico e documental do período ditatorial brasileiro. “Trata-se de um filme que foi construído através de documentos e memórias dos próprios ex-combatentes”, explica. A produção foi finalizada no âmbito do projeto Marcas da Memória por intermédio de uma parceria entre a Comissão de Anistia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A primeira edição do Pirenópolis.Doc conta com mostras, sessões, debates, oficinas, lançamento literário, encontros e festas. Serão exibidos ao longo dos quatro dias de festival um mosaico de produções em longa, média e curta-metragem divididos em Mostra Infantil, Mostra Competitiva Nacional, Mostra Regional e Mostra Especial. O festival reúne um conjunto de mais de 30 filmes produzidos em 11 Estados, de um universo de 486 produções inscritas.
Confira a programação completa: www.pirenopolisdoc.com.br
O Pirenópolis.Doc – Festival de Documentário Brasileiro começa nesta quinta-feira, com mostra dedicada ao público infantil e a exibição do longa-metragem Retratos de Identificação, dirigido pela cineasta Anita Leandro. O festival, promovido pela Violeta Filmes e pela Maricota Produções, será realizado no Cine Pireneus, em uma iniciativa inédita em Goiás de promover uma mostra específica para obras documentais brasileiras.
Confira a programação completa: www.pirenopolisdoc.com.br