site logo
 

PUBLICIDADE

img

Filme sobre os anos de chumbo abre o Pirenópolis.Doc0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 18/06/2015 08:55

 

O longa-metragem que abre a programação do festival de documentário brasileiro Pirenópolis.Doc é o Retratos de Identificação, da diretora carioca Anita Leandro. O filme será exibido na abertura do evento, no dia 06 de agosto, às 20h, no Cine Pireneus, na cidade de Pirenópolis, com a presença da cineasta. Promovido pela Violeta Filmes e pela Maricota Produções, o festival chega à sua primeira edição em uma iniciativa inédita em Goiás de promover uma mostra específica para obras documentais brasileiras.

 

O documentário de Anita Leandro refaz os passos de dois ex-combatentes que lutaram contra a Ditadura Militar e se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões tiradas pela polícia. A partir disso os personagens promovem um retorno ao passado e relembram os anos de chumbo. Lançado em 2014, é a primeira vez que o filme chega ao Centro-Oeste.

 

A produção foi construída a partir dos acervos fotográficos das agências de repressão da ditatura que governou o País entre 1964 e 1985. Fruto de quatro anos de pesquisa nos acervos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) da Guanabara, do Serviço Nacional de Informações (SNI) e do Superior Tribunal Militar, o documentário reúne fotografias e documentos relacionados à prisão, exames de corpo de delito, necropsia e exílio de quatro guerrilheiros.

 

De acordo com a coordenadora do Pirenópolis.Doc, Fabiana Assis, Retratos de Identificação traça um panorama histórico e documental do período ditatorial brasileiro. “Trata-se de um filme que foi construído através de documentos e memórias dos próprios ex-combatentes”, explica. A produção foi finalizada no âmbito do projeto Marcas da Memória por intermédio de uma parceria entre a Comissão de Anistia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

O festival-  Quatro dias com uma programação para produtores, cinéfilos e amantes do documentário brasileiro. O Pirenópolis.Doc é realizado através da Lei Goyazes, com patrocínio da Novo Mundo e Complem. O festival ainda conta com o apoio da Prefeitura de Pirenópolis. Além da exibição de documentários feitos em todas as regiões do País, o evento também promove um encontro com realizadores, debatedores e documentaristas, além de lançamentos de obras literárias.

 

Serviço:
Abertura do Pirenópolis.Doc e exibição do filme Retratos de Identificação
Data: 06 de agosto

Horário: 20h
Local: Cine Pireneus (Pirenópolis)
Entrada Franca

 

Pirenópolis.Doc
06 a 09 de agosto

Pirenópolis, Goiás, Brasil

O longa-metragem que abre a programação do festival de documentário brasileiro Pirenópolis.Doc é o Retratos de Identificação, da diretora carioca Anita Leandro. O filme será exibido na abertura do evento, no Cine Pireneus, na cidade de Pirenópolis, com a presença da cineasta. Promovido pela Violeta Filmes e pela Maricota Produções, o festival chega à sua primeira edição em uma iniciativa inédita em Goiás de promover uma mostra específica para obras documentais brasileiras.

 

Serviço:
Abertura do Pirenópolis.Doc e exibição do filme Retratos de Identificação
Horário: 20h

Local: Cine Pireneus (Pirenópolis)
Entrada Franca

 

Pirenópolis.Doc
06 a 09 de agosto

Pirenópolis, Goiás, Brasil

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]